Guerreiros de Roma

Publicado: 01/08/2012 em Livros, Resenhas
Tags:


Image
Guerreiros de Roma – Fogo no Leste é um livro de ficção histórica, um gênero que felizmente tem ganhado cada vez mais publicações no Brasil, suponho eu devido ao sucesso de Bernard Cornwell. A história se passa durante o império romano, bem depois do tempo de Augusto, quando o poder de Roma já não era tão supremo e os exércitos eram uma mistura de nacionalidades.

O personagem principal é o guerreiro Balista, enviado aos confins do império para proteger uma cidade tendo pouco mais do que seu séquito de servos como aliados e precisando contar com a ajuda de políticos e mercadores para tentar evitar um desastre. A invasão persa promete destruir toda a força romana na região e a aproximação desse exército demonstra que os esforços de Balista podem ser inúteis se não conseguir unir todas as forças dentro da cidade.

O livro não fornece uma história interessante, a começar pelo personagem principal que não se faz amado nem odiado pelo leitor. Ele é simplesmente um típico esteriótipo presente em livros de ficção histórica. Seus aliados também não chamam atenção. A história do cerco à cidade, mesmo não sendo real, apesar de levemente agradável, não soma nada. Faltam dramas maiores, descrições de batalhas mais profundas e ainda inimigos mais interessantes para o leitor.

Fogo no Leste é apenas o primeiro livro da série, mas não me agradou e não me fará ler o restante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s