The Blade Itself por Joe Abercombrie

Publicado: 18/08/2012 em Livros, Resenhas
Tags:

O romance de Joe Abercrombie é difícil de resenhar. Com certez,a me deixou na dúvida sobre qual nota dar no fim das contas. Três em cinco, quatro em cinco?

The Blade Itself é um livro muito bom de se ler. Nessa história, quatro personagens diferentes, mas com as vidas entrelaçadas, ainda que não saibam disso, vão sendo descritos aos poucos. Seu histórico, seus anseios, seus medos são revelados pouco a pouco pelo autor a medida que se depararam com outras pessoas que influenciarão sua vida. Jezal,um nobre egocêntrico e imaturo, vai percebendo aos poucos o que é ter um objetivo na vida e sofre com isso. Logeen tem um passado tão obscuro quanto furioso e agora, manso, tenta se deixar levar pela onda. West precisa conviver com uma posição que conseguiu por merecimento, mas que todos acham que devia ser adquirida por nascimento. Glokta já foi herói, agora despeja sua ira em seu povo. Ferro é uma mulher que só conhece a fúria e pouco consegue sentir além disso.

Os destinos deles são entrelaçados por Bayaz, primeiro entre os magos. Os capítulos, centrados nos pontos de vistas dessas pessoas, são rápidos e nem um pouco casativos. Se ocorre algum problema é encontrar um tema central no livro. A trama não parece tão amarrada. Deixa o leitor solto, quase a acompanhar os personagens como se não houvesse um propósito para o livro. Como The Blade Itself não foi escrito para ser assim, fica sempre em suspenso para que realmente serve a história. Esse é o ponto ruim, talvez por ser o livro introdutório de uma trilogia. Pelo restante, The Blade Itself é um livro muito bom e o que me faz dar uma nota 4/5 é a descrição do último capítulo com o ponto de vista de Logeen.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s