O Bom Jesus e o Infame Cristo por Philip Pullman

Publicado: 28/08/2012 em Livros, Resenhas
Tags:

Philip Pullman é conhecido pela série que gerou o filme a Bússola de Ouro e que causou espanto por ser uma crítica velada à religião. Quando se comentou sobre seu novo livro, muitos criticaram e outros fizerma escândalo na internet, afinal o tema era o próprio Cristo.

Foi muito escândalo para nada. Esse é um livro covarde, que ameaça mais com ganidos do que com rugidos. Pullman pretendia recontar a história de Jesus Cristo dividindo o personagem em dois irmãos, o próprio Jesus e Cristo, aquela que registra a história e vai a moldando aos poucos para dar o tom mitológico e bíblico ao personagem que seria crucificado. Se há algo que pode gerar polêmcia, mas que nunca foi novidade na literatura, é mostrar Jesus como humano e seus atos como um mito fabricado.

Escrito em letras grandes e com uma facilidade imensa de leitura, esse livro não passa de um jeito um pouco diferente de se contar a história bíblica. Pronto. Não é nenhum desafio literário ou religioso. Pelo contrário, é tão manso que é fácil de se ler e agradável para passar o tempo. Acaba aí. Será uma decepção para quem espera muito. Talvez o maior desagrado seja para fanáticos religiosos de pavio curto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s