O Lobo das Planícies por Conn Iggulden

Publicado: 01/11/2012 em Livros, Resenhas
Tags:

As histórias de Gêngis Khan é épica, como a de todo grande líder. Lobo das Planícies conta o início dela, quando ainda criança começa os desafios ao lado dos irmãos. Sua maior ambição é se tornar o líder da tribo dos lobos, como seu pai, no entanto, isso se desfaz quando o pai é morto em uma emboscada. Assim, Temujin, como era chamado antes de se tornar o grande líder, é deixado para morrer junto com a mãe e os irmãos. Sobrevivendo, ele se sobressai e começa a reunir as tribos para conquistas maiores.
O livro é um bom romance histórico. Trata com fidelidade as histórias dos mongóis e seus costumes. As descrições das batalhas são boas, principalmente a primeira, aquela que leva Temujim a ganhar seu nome. O problema do livro está na construção dos personagens. Como acontece em outros livros, Conn Iggulden peca na construção de Temujim. A princípio, parece um personagem normal, no entanto não tem carisma suficiente para todas as ações para as quais está fadado. Só se parece entender o carisma que gêngis tinha devido às inúmeras repetições do autor falando de como ele era amado, como ele era temido. É sempre preciso uma descrição bem direta sobre o assunto. Não se pega amor ou se sente isso pelo personagem apenas por sua essência.

Isso é totalmente diferente do que se vê em outros autores como Bernard Cornwell que cosntruiu um Rei Artur que o leitor aprende a respeitar e entende porque os outros personagens respeito. Como acontece com George R. R. Martin, que criou Ned de Song of Ice and Fire, que todos amam, mas ninguém quer perto. Essa falha de boa história, mas personagens ruins aconteceu na série o Imperador e é repetida aqui. Vemos os irmãos sub-aproveitados, necessitando das mesmas descrições diretas, um ferreiro mais sub-aproveitado ainda.
O Lobo das Planícies é um bom livro, mas inferior a diversos romances históricos atuais. Ele segue bem mais por contar uma história épica do que por ter um personagem chamativo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s