Next por Michael Crichton

Publicado: 03/11/2012 em Livros, Resenhas
Tags:

O tema de Next me interessou logo de cara. Experiências genéticas, animais transgênicos, patentes de genes! Temas que não são só da moda, mas que combinam completamente com o título do livro. É o futuro mais próximo, uma preocupação e também um sonho da ciência. Com esse interessei, consegui logo o livro e coloquei na frente de uma fila para ler. Antes tivesse deixado de lado.

Next conta a história de um grupo bastante diverso de personagens. Começa com um processo judicial de uma firma que quer usar as células especiais de um homem para o tratamento contra o câncer. Depois fala de um orangotango que fala e xinga em holandês. Depois surge um papagaio que faz contas e ainda um garoto metade chimpanzé, metade humano. No meio disso tudo, muito advogados e pesquisadores inescrupulosos.

Há experiências com terapia gênica, com hipóteses sobre gene da maturidade e muitos outros. A falta de ética na pesquisa é expressada a cada página. E é tão expressada que enche a paciência. Todos os pesquisadores são nerds fracassados ou capitalistas inescrupulosos. Isso não seria um mal se o livro fosse bem desenvolvido. cientistas quase sempre são ótimos vilões como Moreau e até alguns gênios que não são lá cientistas mas são legais como o Professor Moriarty.

O problema é que NENHUM personagem tem profundidade. São todos jogados no meio da história voando de um lado para o outro sem conexão sólida. Tudo tem laços muito frágeis e forçados. E tem muitos, mas muitos mesmo deles, a maioria sem razão de estar ali.

O orangotango é um exemplo mais direto disso. Surge no livro, é falado e comentando, mas parece que apareceu para nada, juntamente com os personagens ligados a ele. E assim continua e o leitor fica na expectativa de tudo se juntar no fim. Quando o fim chega, a trama se reúne em um final mais pífio do que fim de temporada de Malhação.

No fim, o livro me pareceu uma série de contos cujas partes foram misturadas. Mais nada. Mas o legal foi ver os sobrenomes de alguns pesquisadores importantes nos personagens. Só. Não recomendo, definitivamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s